Comunicandos...o começo da revolução da mídia

Blog acadêmico de Vinicius Ribeiro dos Santos, aluno de Comunicação Social na área de Publicidade e Propaganda , idealizado por André Azevedo da Fonseca , professor de Fundamentos Científicos em Comunicação na Universidade De Uberaba.

sexta-feira, março 31, 2006




E ai pessoal.....este poste esta um pouco atrasado por causa da semana de prova, que de fato foi muito corrida para todos os alunos, mas ele vai resumir duas aulas que o professor André efetuou em forma de debate falando sobre "cultura: um conceito antropológico".
Esse texto é bastante interessante, pois coloca em debate opiniões diferentes em relação ao conceito de cultura. O texto enfatiza a idéia de que cultura é um processo cumulativo da evolução humana, ou seja, é o montante de conceitos ancestrais que vão evoluindo e se adaptando com o correr dos anos e das exigências atuais da sociedade.
Importante também de relatar, é que a cultura não tem nada a ver com o ambiente físico, o ser humano é completamente adaptável a qualquer clima, por exemplo, um esquimó se adaptaria rapidamente à um clima tropical, abandonando suas roupas pesadas e suas cabanas aquecidas e vestindo roupas leves a vivendo em apartamentos refrigerados. Ao contrário de um urso polar que se abandonasse o seu ambiente, não sobreviveria em outro.
Como disse o texto, "cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, pessoas de cultura diferente enxergam o mundo com outras lentes, portanto, tem visões distintas das coisas". E são duas formas às de mudança cultural, um interna que é mais lenta, que varia de uma inovação tecnológica ou uma catástrofe, já à externa é mais rápida, pois se trata da fusão de duas culturas diferentes que ocorrem dentro de um mesmo sistema.
Resumindo à cultura é toda a evolução intelectual do ser humano que possibilita a criação de novas crenças, leis, revoluções artísticas, e conceitos de moralidade, que está ligada diretamente com o tempo. Mas, o mais importante é a compreensão da humanidade sobre as diferenças entre os povos de culturas diferentes e das mudanças culturais dentro do próprio sistema.