Comunicandos...o começo da revolução da mídia

Blog acadêmico de Vinicius Ribeiro dos Santos, aluno de Comunicação Social na área de Publicidade e Propaganda , idealizado por André Azevedo da Fonseca , professor de Fundamentos Científicos em Comunicação na Universidade De Uberaba.

quarta-feira, março 15, 2006

O afeto profisisonal atrapalha ?!?


Fala pessoal ! Na aula do dia 13/03 o tema exposto foi ,digamos que polêmico. O professor André explicou um capítulo do livro Raízes Do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, que chama O homem cordial. Esse capítulo expressa as relações de afetividade no ambiente profissional que prejudicam o andamento da empresa devido a "cordialidade dos empregadores". Segundo o autor, esse é o motivo do subdesenvolvimento de países como o Brasil, por adotarem uma política afetiva, ou seja, a proximidade pessoal dos empregados. Isso prejudica muito o andar da carruagem, pois o cordial não consegue discernir vida pública da vida privada, e acaba confundindo relação pessoal com profissional. Geralmente não é admitido quem é realmente capacitado, e sim quem tem QI ( quem indica) , geralmente um filho de um amigo ou conhecido próximo. Até na religião isso é um problema, pois os cultos de adoração cristã se transformam em grandes encontros sociais. Essa incapacidade de ser impessoal prejudica a evolução , pois quem não é afetivamente muito bem relacionado, por mais competente que seja, não vai ser tão bem sucedido. Essa doença no brasil tem origem desde o período escravocrata.

Para enriquecer a opinião de Sérgio Buarque, os conceitos durante a evolução vem mudando muito de significado, segundo Frederich Might. O cristão atualmente adota como virtude a humildade,e na época dos gregos, virtude era sinônimo de força e coragem e humildade de fraqueza e submissão.

Bom pessoal, essa foi a opinião do autor, eu discordo de algumas coisas. Todo gênio tem tendência de ser muito radical e extremista na defesa de suas opiniões, e foi por isso que eu senti um pouco de exagero no seu conceito de afeto globalizado. Eu acho que uma pessoa madura sabe muito bem diferenciar relação pessoal de profissional, e a cordialidade não é um dos motivos do subdesenvolvimento do país. O motivo real desse subdesenvolvimento é a falta de mão de obra qualificada e uma politica eficiente para mudar essa realidade, e também vários outros motivos que conhecemos muito bem, e que não precisam de ser citados nesse post ! È galera, cada um tem sua opinião e a minha é essa, espero não ser massacrado pelos colegas que lerem minha opinião e o autor esqueceu também que não é só ser cordial e relacionado para conseguir um emprego ! HeHeHe

1 Comments:

At 6:28 AM, Blogger Caio César said...

É Vinicius, tem patrão que vai pelo seguinte ditado: Vale mais a competência corporal do que a profissional e dane-se a empresa. Seu blog tá 10! Dá uma passada lá no meu blog caioaraxa.blogspot.com Um abraço cara!

 

Postar um comentário

<< Home